Ultimas !

CaçaSub | Medidas de Segurança


Pesca-Sub | Medidas de segurança.


http://dicas-cacasubmarina.blogspot.com.br/medidas-de-seguranca
O Esporte vem crescendo a cada ano. Desde então, Assim com seu Crescimento, Também aumentou muito os Riscos de Acidentes.

O mergulho em Apnéia é uma atividade milenar, com número crescente de adeptos leigos e profissionais. Devido ao crescimento do turismo, o tamanho da costa do Brasil, e prática desta atividade em clubes e lagos é válido o aprendizado mais profundo desta atividade. Este esporte provoca diversos ajustes cardiovasculares e respiratórios necessários para regular a homeostase do organismo a altas pressões e baixas temperaturas ao mesmo tempo.

O mergulhador deve conhecer a técnica, estar bem fisicamente e ter consciência corporal. O estudo das propriedades físicas do meio líquido em interação com o corpo humano é auxiliador para a prática. Leis dos gases, e anatomia do mergulho são focos importantes para o iniciante evitar os riscos.

A imersão do rosto e apnéia são estimuladores do reflexo de imersão, que causa bradicardia, vasoconstrição periférica redirecionando o sangue para os órgãos vitais, aumento da pressão arterial e conservação de O2.

Durante o mergulho, ocorrem ajustes no sistema respiratório para proteção contra alta pressão, melhor aproveitamento de O2 e aumento da capacidade de suportar CO2. E, no sistema cardiovascular ocorrem ajustes para aumento no tempo de mergulho em apnéia e conservação de O2.

 Os ajustes ocorridos durante o mergulho são mais evidenciados em indivíduos treinados em  humanos, e, em animais marinhos mais evidenciados. É um esporte bastante interessante que promove ajustes fisiológicos que podem ser úteis para atletas de outras modalidades, desde que haja um acompanhamento especializado.

A atividade de mergulho livre em Apnéia consiste basicamente do indivíduo encher os pulmões com o ar ambiente (inspiração profunda) na fase pré-mergulho ainda na superfície d’água, prender a respiração (Apnéia) e imergir totalmente o corpo na água.

Após atingir o ponto de ruptura da Apnéia, o mergulhador submerge e atinge a superfície para realizar uma nova inspiração. O mergulho em apneia é uma atividade física capaz de expor o corpo a altas pressões e a baixas temperaturas ao mesmo tempo.

Devido ao fato do mergulho muitas vezes representar um grande desafio para a homeostase do organismo, consideramos fundamental para uma prática de mergulho segura, que o mergulhador tenha um bom conhecimento dos efeitos físicos e fisiológicos decorrentes da exposição do seu organismo ao meio líquido e sem a possibilidade de respirar.

Além disso, é fundamental que o indivíduo esteja em perfeito estado de saúde, tenha uma boa consciência corporal e realize o mergulho através de técnicas estabelecidas, e principalmente, obedeça aos seus limites físicos e psicológicos.

Por ser uma atividade com um número considerável de praticantes e com um mercado de trabalho em expansão para os profissionais da área de esporte recreativo e competitivo, devido a grande costa brasileira e ao aumento do ecoturismo em áreas com rios e lagos no interior, realizamos esta revisão da literatura buscando trazer um maior conhecimento sobre os ajustes cardiovasculares e respiratórios desencadeados tanto pela realização da apnéia isoladamente como do mergulho em apnéia.

O desempenho no mergulho é influenciado pelo treinamento físico e de suas técnicas. Deste modo, o conhecimento dos ajustes fisiológicos auxilia na pratica segura desta atividade. Muitos casos de óbitos são registrados nesta atividade, devidos principalmente à falta de conhecimento dos riscos, como a hiperventilação precedendo o mergulho
 
Copyright © 2016 Pesca & CaçaSubmarina