Ultimas !

Técnicas de Apneia | Manobras de Compensação



mergulho em apneia , sub shop, mergulho tecnico,
1) Manobra de Valsalva (Antonio Valsalva, 1700)

Ao fechar as narinas com os dedos, se faz uma pressão no tórax. Isto é, depois de fechar as narinas com os dedos, os músculos da face (região da bochecha) devem estar contraídos, então, realiza uma expiração forçada causando a pressurização e equalização.

Esta técnica é a mais utilizada, e muitas pessoas a realizam sem saber para que serve. A manobra de Valsalva tem certas desvantagens como diminuição do retorno venoso para o coração e pode diminuir a pressão sanguínea se a força é prolongada;










mergulho em apneia , sub shop, mergulho tecnico, Segredos para Melhorar a Apnéia
2) Manobra de Frenzel (Herman Frenzel,

Confira aqui a Explicação Completa

 2ª Guerra Mundial) As narinas são fechadas com os dedos e um esforço é feito para realizar um som gutural (“guh”). Fazendo isso, ocorre a elevação do 1/3 posterior da língua e o palato mole se elevará. Técnica chamada de “pistão da garganta” (“throat piston”).

O mergulhador está empurrando a língua para cima. Esta manobra comprime o ar na região posterior da garganta e a pressurização ocorre nos tecidos grossos do nariz.

Esta manobra pode ser praticada olhando o palato mole se mover com o auxílio de um espelho. E, esta técnica pode ser feita até mesmo durante o ciclo respiratório a qualquer hora e não inibe o retorno venoso. Pode ser repetida várias vezes seguidas;

 

3) Manobra de Toynbee (Joseph Toynbee, 1800)

Esta técnica consiste no fechamento das narinas com os dedos enquanto engole. Os músculos da parte posterior da garganta abrem puxando as trompas de Eustáquio e permitem que o ar passe se há gradiente presente.

A manobra de Toynbee não é recomendada para rápida descida, como não há margem de erro se as trompas de Eustáquio não equalizam no primeiro erro.

Se estiver ocorrendo a compressão do ouvido  médio, é mais difícil de puxar as trompas de Eustáquio para baixo;

4) Abertura voluntária do tubo ou Beance Tubaire Volontaire (Marinha da França, 1950)

Esta é uma difícil técnica e poucas pessoas são aptas a fazê-la. Consiste na contração do palato mole enquanto os músculos da região superior da garganta são empregados a puxar as trompas de ustáquio a abrir. É uma técnica similar à técnica de Frenzel, porém, não é necessário o fechamento das narinas com os dedos;
 
Copyright © 2016 Pesca & CaçaSubmarina